Semana Santa em 2021

Neste artigo, você vai receber informações atualizadas e relevantes sobre o calendário, o assunto tratado hoje vai mostrar como será a semana santa em 2021. Um ano onde muitas datas comemorativas estão marcadas em feriados prolongados. No entanto, a semana santa é uma das principais, justamente porque mexe com a fé das pessoas.

A semana santa é uma tradição religiosa Cristã, ela tem esse nome porque mostra detalhadamente tudo o que aconteceu na semana em que Jesus viveu sua paixão, morte e ressurreição. Na verdade, a semana santa começa no Domingo de ramos e termina no Domingo de Páscoa quando os cristãos celebram o ressurgimento de Jesus.

Portanto, o site Contador de dias vai trazer algumas informações de como será a semana santa em 2021. Com certeza você que é Cristão vai saber detalhes interessantes sobre o significado de cada dia que faz parte dessa semana tão especial na história do Cristianismo em todo o mundo não só no Brasil.

 

QUANDO COMEÇOU A SEMANA SANTA?

Antes de sabermos como será a semana santa em 2021, é importante saber sua origem. Ou seja, como ela começou e porque se tornou tão importante no mundo inteiro, por exemplo:

Exatamente no ano 325 D.C – Depois de Cristo, o Concílio de Niceia, representado pelo então Papa Silvestre I, fez a determinação de que a semana Santa Cristã teria a duração de 8 dias seguidos.

Seu inicio se daria no Domingo, mais conhecido como Domingo de ramos. Seu término seria no Domingo de Páscoa, quando é relatado a ressurreição de Jesus Cristo.

Com o passar do tempo, essa decisão do Concílio de Niceia se tornou uma tradição mundial. Justamente porque os Cristãos de todas as partes do mundo tomaram para si essa semana como a mais importante do Cristianismo.

Sendo assim, todos os anos acontece a semana Santa, que é celebrada intensamente por todos os que professam a Fé Cristã.

semana santa

COMO É COMPOSTA A SEMANA SANTA CRISTÃ?

Historicamente a semana Santa Cristã tem a seguinte composição:

1 – Tem inicio no Domingo anterior a Páscoa, mais conhecido como o Domingo de Ramos. Esse dia é assim chamado, por que nesse domingo, Jesus entrou em Jerusalém montado em um jumentinho. As pessoas o clamavam e o adoravam jogando ramos no chão, e boa parte deles o reconhecia como o Reis dos judeus.

2 – A Semana Santa começa a ficar mais intensa mesmo a partir da Quinta Feira, quando Jesus se reúne num cenáculo com seus discípulos para realizar a última ceia antes da sua prisão que se daria na madrugada se Quinta para Sexta feira. Na mesma Quinta feira são realizados três atos que se tornaram um Marco na história Cristã.

  • Realização da última ceia.
  • Instituição da Eucaristia.
  • Exemplo de humildade de Jesus – Lavando os pés dos discípulos.

3 – A semana Santa chega em seu momento de maior emoção, quando na madruga de Sexta feira, logo após cear com seus discípulos, Jesus é preso e condenado a morte e morte de Cruz. Nessa época, a crucificação era a condenação mais severa e dada as pessoas mais Vis. Tanto é que Jesus foi crucificado entre dois ladrões malfeitores.

Na história Cristã, Sexta Feira da Paixão é conhecida como Sexta Feira Santa, onde os Cristãos do mundo inteiro lembram da morte de Jesus, através da realização de eventos que mostram detalhadamente como aconteceu seu sofrimento e paixão na Cruz do Calvário.

4 – Na semana Santa, o Sábado tem um significado especial, ele representa a espera do cumprimento da promessa que Deus fez, a respeito da ressurreição de Jesus que se daria no domingo. Dentro da tradição católica, muitos cristão nesse segmento tem o costume de “malhar o Judas”, aquele que traiu Jesus.

No entanto, o grande ensinamento do Sábado de Aleluia é a esperança naquilo que Jesus havia prometido, já as realizações religiosas a que mais se destaca nesse dia, é a leitura de 7 Salmos e 7 passagens Bíblicas que relatam, tudo o que aconteceu desde a queda de Adão até os primeiros Cristãos convertidos ao Evangelho de Jesus.

5 – A semana Santa termina no domingo, com agrande celebração da ressurreição do Senhor Jesus Cristo. Para a fé Cristã, esse Domingo é o dia mais importante que existe. Justamente porque Jesus vence a morte, ressuscita e mostra como a vida do ser humano tem valor para Deus.

A Páscoa é um feriado mundial, onde as pessoas que professam a fé em Jesus Cristo demonstram muita devoção e celebração durante todo o dia.

Sendo assim, a semana Santa acaba sendo reconhecida como a semana mais impactante do Cristianismo. O impacto dessa semana é tão grande que em muitos países de fé ortodoxa Cristã decretam feriado nacional na segunda feira seguinte ao domingo de Páscoa.

 

QUANDO SERÁ A SEMANA SANTA EM 2021?

Para o ano de 2021, a semana Santa vai compor o calendário no fim do mês de Março e início de Abril. Dessa forma, a semana Santa de 2020 vai ser realizada da seguinte maneira:

Domingo de Ramos – 28 de Março de 2021. Inicio da semana Santa.

Quinta Feira Santa – 01 de Abril de 2021.

Sexta Feira Santa – 02 de Abril de 2021. Sexta feira da paixão.

Sábado de Aleluia – 03 de Abril de 2021. Sábado Santo.

Domingo de Páscoa – 04 de Abril. Ressurreição de Jesus Cristo.

Dentro do calendário deito para o ano de 2021, notamos que está programado entre meados de Março e Abril. Já em outros anos, ela é realizada somente no mês de Março.

Contudo, mesmo com diferentes data de realizações em suas confraternizações, sua importância continua sendo grande. E por isso, os Cristão devem se preparar de todas formas para celebrarem da melhor maneira possível tão grande data.

Nessa época muitas pessoas programam uma viagem para Israel, ou dependendo do segmento religioso, para outros lugares que também celebram a Semana Santa. Sendo assim, a data em que se celebra a Páscoa também movimenta demais a economia mundial, onde os Cristãos se dedicam ao extremo para comemorarem a maior mensagem que existe no Cristianismo em todo o mundo.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *