Contagem regressiva natal

O Natal com certeza é uma das maiores celebrações do mundo. Além disso, está sendo comemorada a muito tempo. Com isso, é certo que gere curiosidade a respeito de sua origem, história e símbolos.

Está difícil segurar a ansiedade? Nós te ajudamos, preparamos abaixo a contagem regressiva Natal:

Então decidimos elaborar este artigo, que ajudará você a descobrir estas respostas.
Sendo assim, acompanhe agora este artigo!

 

A origem do Natal

Os cristãos começaram a celebrar o dia de Natal apenas por volta do século IV d.C, ligando-se às tradições e feriados já existentes e carregando-os com uma mensagem completamente nova.

Entre eles, a festa judaica de Hannukkah certamente deve ser mencionada, na qual a consagração do Segundo Templo de Jerusalém, ordenada por Judas Maccabeus após a terrível ocupação helênica do século II a.C.

O festival de Hannukkah dura 8 dias a partir do vigésimo quinto dia do mês de Kislev, que geralmente coincide com o mês de dezembro: durante essas férias, os judeus são usados ​​para acender progressivamente as oito velas de Chanukiah.

Outra coisa para manter a fé de acordo com a lenda, os Macabeus tinham apenas um frasco de óleo disponível para acender o castiçal do Templo, mas as velas continuaram acesas por 8 dias.

 

A História do Natal

contagem regressiva natal

O Natal também tem origens pagãs e seculares.

Os mais significativos são os relacionados ao solstício de inverno, o dia mais curto do ano que os celtas celebraram erroneamente em 25 de dezembro.

É um feriado muito importante em todos os cultos em que a adoração ao Sol, chamada Eliolatria, ocupava uma posição de preeminência absoluta e à qual o cristianismo certamente estava ligado, uma vez que o sol pode ser visto como um emblema da figura. do cristo.
Os romanos, antes do Natal, costumavam celebrar a Saturnália, dedicada ao assentamento no templo de Saturno, o deus da agricultura: para desejar um período de paz e prosperidade, era costume trocar presentes.

Dando um grande salto no tempo, no Século XIX, a obra clássica de Charles Dickes, Um Conto de Natal, de 1843, influenciou as imagens de como o Natal deveria ser para várias pessoas.

Principalmente as classes médias britânicas e americanas que possuíam dinheiro para gastar e vontade de realizar uma festa para uma ocasião especial para toda a família, desta forma, o Natal que tão bem conhecemos começou a ganhar forma.

 

Símbolos do Natal

natal

Árvore, visco, coroa do advento, esses são os alguns dos símbolos que, ano após ano, reaparecem pontualmente nas casas de milhões de brasileiros à medida que o Natal se aproxima.

De fato, somos sem dúvida um povo profundamente ligado às tradições, transmitidas de geração em geração, sólidas e inalteradas, por outro lado, que o Natal seria sem uma árvore decorada festivamente para aquecer a casa e o coração de seus ocupantes?

O que talvez nem todos saibam, no entanto, é o pano de fundo desses símbolos tão queridos para nós, como suas origens e significados mais profundos.

Confira a seguir alguns dos símbolos natalinos.

 

1.Decorações Natalinas

Voltando à origem da tradição da árvore de Natal, muitos datam do nascimento do costume em 1441, quando um abeto foi criado em Tallin, na Estônia, na Piazza Municipio, ao redor do qual mulheres e homens dançavam juntos, no procure uma alma gêmea.
Enquanto em 1570, na Alemanha, para ser mais preciso em Bremen, diz-se de uma árvore decorada com flores de papel, frutas secas, maçãs, tâmaras, maçapão.

Até a Letônia, para ser mais preciso a cidade de Riga, está entre os lugares que reivindicam o primado da tradição por excelência do Natal.

De fato, na cidade há uma placa escrita em oito idiomas, que recebe a primeira árvore decorada com enfeites de Natal. 1510.

Finalmente, também na Alsácia (região francesa), a crônica de Estrasburgo em 1605 relata como os habitantes trouxeram abetos para a casa no Natal, para enriquecê-los com várias decorações de Natal, como frutas, enfeites de papel, nozes, açúcar.

Chegamos aos dias atuais com a difusão maciça e generalizada dessa tradição natalina, a Árvore se tornou um verdadeiro símbolo do Natal.

Hoje para o abeto tradicional, você pode encontrar várias alternativas de “árvores” com infinitas variações de decorações de Natal.

Os costumes tradicionais de adorná-lo com:

  • Velas
  • Frutas secas
  • Visco
  • Sino
  • Coroa do advento
  • Biscoitos e decorações em pasta de sal
  • Maçapão para pendurar na árvore.

Bem, novos costumes começaram a ser adicionados como, por exemplo:

  • Pisca-pisca
  • Musicais elétricas
  • Bolas com formas mais elaboradas
  • Neve artificial
  • Comemorações
  • Fios de natal
  • Pontas peroladas ou estrelas cometas no topo.

Os novos costumes acabaram por dar origem a uma competição planetária para mostrar as mais belas e originais árvores de Natal!

 

2.Músicas Natalinas

A canção de Natal tem origens que tinham funções litúrgicas.

As primeiras canções são do século XVII e assumiram a forma de canções de ninar em homenagem ao menino Jesus.
A música do repertório de Natal brasileiro, entre as músicas mais importantes, inclui músicas como:

  • Noite feliz
  • Bate o sino
  • Boas festas
  • Então é natal
  • Sino de Belém
  • Brilha, brilha lá no céu.

Estas músicas são cantadas por várias associações de corais, grupos de corais de escolas e, às vezes, até por coros de instituições de ensino superior musical, através de arranjos desenvolvidos de maneira mais profissional.

 

3.Presentes e amigo secreto (amigo oculto)

Bem, o amigo secreto consiste numa brincadeira em que os participantes não devem contar ou saber quem tirou seu nome, no sorteio, até o período de entrega dos presentes, ora, essa regra é a principal da brincadeira.

Existe outra regra do jogo que é a de que no período da entrega, cada integrante presentei o seu amigo secreto, porém não antes de uma boa descrição, que é capaz de ser física ou de personalidade, ou pode ser as duas coisas.

O amigo secreto surgiu nos Estados Unidos, como maneira de celebração de turmas de operários.

É certo que nos períodos de comunhão, colegas de trabalho desejam presentear uns aos outros, porém existia dois problemas.

O primeiro é que o país encarava a crise de 1929, em que a população foi bem prejudicada financeiramente, consequentemente, dificultava que muitas pessoas comprassem presentes.

O segundo é que, como nem todos os colegas de trabalho eram amigos, logo, era bem capaz de ocorrer que funcionários que tinham relações de amizade terem privilégios sobre os que não tinham.

Os operários resolveram, portanto, realizar uma brincadeira que hoje em dia é conhecida nos Estados Unidos e no mundo como amigo secreto ou amigo oculto.

Acesse também a nossa categoria de Contagem Regressiva, onde trazemos várias contagens para as mais variadas datas conhecidas do seu calendário.

Achou bacana este artigo? Conta para a gente aqui nos comentários.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *